1°)contexto
2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional.
3°)factores que estiveram no desenvolvimento do nacionalismo africano
1°)contexto
A resistência à ocupação imperialista foi abalada em finais do século XIX e princípios do século XX.no entanto, novas formas de resistência contra a presença e dominação coloniais começaram a ganhar novos contornos em meados do século XX.A este movimento, iniciado logo depois da segunda guerra mundial, deu-se o nome de descolonização e verificou-se em África, Ásia e América latina.
A descolonização iniciou-se na década de 1940, no sudeste asiático (índia, indochina e indonésia).
Em África, a descolonização começou por volta da década de 1950 (na África do norte) e, na África negra (África subsaariana), deu-se , sobre tudo , ba década de 1960.
2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional.
Várias razões estiveram na origem de emancipação política das colonias europeias, dentre elas destacam-se:
a)o papel da ONU:que defendia o princípio da independência e auto-determinação dos povos.
b)A fraqueza demonstrada pelas potências aliadas na Ásia, frente ao Japão e, na europa frente à Alemanha.
c)A participação dos povos colonizados na segunda guerra mundial, o que lhes deu consciência da sua importância e força.
d)A conferência de Bandung (realizada de 18 a 24 de abril de 1955 na cidade de Bandung, capital da indonésia), a qual reuniu delegações de 29 países afro-Asiáticos . esta conferência constitui um importante marco histórico uma vez que: impulsionou a descolonização de África, assinalou o nascimento do terceiro mundo e testemunhou a vontade política dos novos estados em adoptarem uma posição de neutralidade face aos blocos constituído pelas super-potências.
Nota:
O processo de luta pela independência das colónias, seguiu duas vias distintas:
Negociação pacífica:
Através do diálogo com líderes nacionalistas, as metrópoles concederam a independência às colónias.
Guerra da independência:
Deu-se quando os países colonizadores se opuseram aos movimentos de libertação através da luta armada de libertação nacional.
3°)factores que estiveram no desenvolvimento do nacionalismo africano
A segunda guerra mundial trouxe grandes mudanças políticas para África, que em 1939, estava toda sob o domínio europeu. A partir de 1945, veio alterar a favor dos africanos, devido aos seguintes factores:
a)O impacto da II guerra Mundial: a participação de africanos nesta guerra, ao lado dos aliados, exerceu grande influência sobre a consciência política nacional dos africanos. Estes , chamados a lutar pela liberdade e pela democracia, interrogavam-se por que esses direitos não chegavam aos seus territórios. Ao mesmo tempo, constataram que as suas poderosas metrópoles também podiam sofrer derrotas.
b)O exemplo da URSS e dos EUA: a II guerra mundial enfraqueceu as grandes potências coloniais e fortaleceu os EUA e a URSS que defendiam o fim do colonialismo.
c)O exemplo da Ásia: a expansão do socialismo neste continente e, mas tarde, a liquidação dos regimes coloniais de países activos na luta contra o colonialismo, como foram os casos da índia e China.
d)A acção da ONU:a carta da ONU fundamentava-se no direito dos povos à auto-determinação .
e)A industrialização de África: os territórios coloniais africanos destinavam-se a sustentar os países colonizadores em matérias-primas estratégicas. Ao longo dos tempos, isto provocou o aparecimento de um número significativo de operários assalariados que se viriam a organizar em sindicatos.
f) O renascimento cultural africano: expressão da investigação do passado de África, da afirmação da grandeza de África e das suas antigas civilizações e, sobretudo da sua identidade cultural.
☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁☁
Comentários
Enviar um comentário