Evolução a biogénese ou teoria da geração espontânea
Teoria de origem da vida baseada na geração espontânea, sendo que um ser não vivo transformaria-se em um ser vivo através de um princípio activo.
Evolução biogénese
Teoria baseada na origem de um ser vivo oriundo de outro ser novo. O homem começou a não aceitar as crenças do passado sem configuração experimental.
1•Teorias fixistas
Aceites em qualquer discussão até meados do século XVIII, defendiam que as diferentes espécies tinham sido criadas por força sobrenatural omnipotente, e se mantinham inalterados ao longo do tempo.
2•hipoteses evolucionistas/transformismo
Surgidas no início do século XIX, segundo as quais as espécies actuais são o resultado de lentas e sucessivas transformações sofridas por espécies que existiram no passado, isto é, admitem a existência de antepassados comuns a todos seres vivos e a transformação lenta de espécies ao longo do tempo.
1•1Teoria do catastrofismo
Vista como fixista e evolucionista, relacionada com as catástrofes (chuvas, dilúvios, secas, terremotos, etc).
Segundo cuvier catadismos,tais como dilúvios, secas, terremotos, etc, teriam destruido espécies preexistentes, sendo estas substituídas por outras muitas vezes diferentes, criadas especialmente por deus.
Quando ocorriam inundações as espécies imigravam para outras zonas ou morriam e a região era povoada por espécies novas.
1•2Teoria da geração espontânea
Acrediva-se que os seres vivos surgiram espontâneamente a partir de matéria não viva, como pó e a sujidade; uma vez formadas as espécies não tinham capacidade para alterar as suas características.
Pauster provocou que está teoria estava errada.
Comentários
Enviar um comentário