Avançar para o conteúdo principal

Álcoois

Um álcool é um composto orgânico que contém um grupo hidroxilo (-OH)ligado a um átomo de carbono de uma cadeia carbonada (substituindo um hidrogénio de um alcano  , p.ex.) e pode ser genericamente representado por R-OH (R é um radical alquilo).O álcool mas simples é derivado do metano, e por isso possui o nome de metanol: meta referente a um átomo de carbono e a terminação "ol" , indica tratar-se de um álcool. O álcool seguinte, derivado do etano , designa-se por etanol, e assim sucessivamente.

Para o álcool seguinte, o propanol, existem duas possibilidades: o grupo hidroxilo pode encontrar-se ligado a um dos carbonos terminais ou ao carbono central.
H3C-CH2-CH2(OH).   H3C-CH(OH)-CH3
O primeiro é o propanol-1, enquanto o segundo é o propanol-2. O propanol-2 é utilizado no fabrico de limpa-vidros .

Classificação dos álcoois

Conforme o tipo de carbono a que um grupo hidroxilo se encontra ligado, a classificação dos álcoois é a seguinte:
❇um álcool diz-se primário se o grupo característico está ligado a um átomo de carbono primário.
❇um álcool diz-se secundário se o grupo característico está ligado a um átomo de carbono secundário.
❇um álcool terciário possui o grupo característico ligado a um carbono terciário.
Os álcoois são muito reactivos devido à presença do grupo hidroxilo. Devido à presença do grupo hidroxilo, os álcoois reagem com metais activos, como os metais alcalinos.

Os principais álcoois são:

Glicerol:

É um álcool no estado líquido, viscoso e incolor. É utilizado na produção de nitroglicerina (explosivo), tintas e cosméticos.

Metanol:

Utiliza-se como matéria-prima na produção de polímeros.

Etanol (ou álcool etílico):

É um composto presente em diversas bebidas alcoólicas, mas também é utilizado como solvente em diversas indústrias químicas. Encontra-se no comércio sob a forma de "álcool a 96℅", mistura de 96℅ de álcool e 4℅ de água em volume.
O etano-1,2-diol é utilizado como anticongelante para radiadores de automóveis.

Nomenclatura dos álcoois

A nomenclatura dos álcoois obtém-se acrescentado o sufixo "ol" ao nome do hidrocarboneto do qual é derivado.

       Exemplo de Álcool


CH3CH2-CH(OH)-CH2-OH

  Butano-1,2-diol

▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os movimentos de libertação nacional (MLN)em África, Ásia e América latina

1°)contexto 2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional. 3°)factores que estiveram no desenvolvimento do nacionalismo africano  1°)contexto A resistência à ocupação imperialista foi abalada em finais do século XIX e princípios do século XX.no entanto, novas formas de resistência contra a presença e dominação coloniais começaram a ganhar novos contornos em meados do século XX.A este movimento, iniciado logo depois da segunda guerra mundial, deu-se o nome de descolonização e verificou-se em África, Ásia e América latina. A descolonização iniciou-se na década de 1940, no sudeste asiático (índia, indochina e indonésia). Em África, a descolonização começou por volta da década de 1950 (na África do norte) e, na África negra (África subsaariana), deu-se , sobre tudo , ba década de 1960. 2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional. Várias razões estiveram na origem de emancipação política das colonias europeia...

Períodos da História de Moçambique

Primeiro período (Século II-III) Comunidade Primitiva de Caçadores e Recolectores (Khoi-Khoi e Sans ou Khoisan) ou Comunidade de Bosquimanos e Hotentotes. (Século II-III) Caracteristicas Predomínio Da Técnica Lítica; - Economia Recolectora, Caça E Pesca; - Imediatismo Na Produção E Consumo; - Divisão do trabalho por idade e sexo; - Povo nómado; - Fraco nível de desenvolvimento das forças produtivas - Eram comunidades com o processo produtivo nulo (imediatismo na produção e consumo) - Sem exploração do Homem pelo Homem -Conhecimento das plantas comestíveis e do habitat dos animais. Segundo período (Século III-IV) Expansão e Fixaçao Bantu: Comunidade de Agricultores e Pastores. (Século III-IV) Caracteristicas Introdução da economia produtora; - Sedentarização; - Introdução e desenvolvimento da agro-pecuária ; - Introdução e desenvolvimento da metalurgia de ferro; -Organização das comunidades em linhagens onde o poder dos chefes era mais de ordem moral do que p...

Teorias antigas sobre a origem dos seres vivos

Evolução a biogénese ou teoria da geração espontânea Teoria de origem da vida baseada na geração espontânea, sendo que um ser não vivo transformaria-se em um ser vivo através de um princípio activo. Evolução biogénese Teoria baseada na origem de um ser vivo oriundo de outro ser novo. O homem começou a não aceitar as crenças do passado sem configuração experimental. 1•Teorias fixistas  Aceites em qualquer discussão até meados do século XVIII, defendiam que as diferentes espécies tinham sido criadas por força sobrenatural omnipotente, e se mantinham inalterados ao longo do tempo. 2•hipoteses evolucionistas/transformismo Surgidas no início do século XIX, segundo as quais as espécies actuais são o resultado de lentas e sucessivas transformações sofridas por espécies que existiram no passado, isto é, admitem a existência de antepassados comuns a todos seres vivos e a transformação lenta de espécies ao longo do tempo. 1•1Teoria do catastrofismo  Vista com...