Avançar para o conteúdo principal

ONU

Criação da organização das nações unidas.

i)criação

ii)princípios e objetivos

iii)Órgãos

iv)Os secretários-gerais


i)criação

A sociedade das nações (SDN), criada em 1919, foi uma organização criada com o objetivo de manter a paz. Porém, mostrou-se incapaz de cumprir os seus objectivos e foi ignorada em 1939 com a eclosão da segunda guerra mundial.
  Na conferência de Ialta, nasceu a ideia da necessidade do estabelecimento de um amplo sistema de segurança e que se chegou a um acordo definitivo para a convocação de uma conferência nos estados unidos, com o objectivo de criar a organização das nações unidas (ONU).

 Iniciada no dia 25 de Abril de 1945, na cidade norte-americana de são Francisco, a conferência contou com a participação de delegados provenientes de 51 paises, os quais afirmam a vontade conjunta de manter a paz.nessa reunião foi aprovada a carta que deu origem à ONU, no dia 24 de outubro de 1945.A sua sede foi estabelecida em nova Iorque.

   ii)princípios e objectivos da ONU


São princípios e objectivos da ONU, os seguintes:
 √Manter a paz e segurança internacionais, através do desenvolvimento de relações amigáveis entre as nações.
 √efectivar a cooperação internacional no sentido de resolver os problemas de ordem económica, social, cultural e humanitária.
 √coordenar os esforços das nações para fins comuns.
 √Desenvolver o respeito pelos direitos do homem e pelas suas liberdades fundamentais.

iii)órgão da ONU

A carta das nações unidas definiu, no seu artigo 7°, os seguintes órgãos de funcionamento:

  Assembleia geral:

Espécie de parlamento mundial, é o principal órgão deliberativo. É constituído por todos os estados-membros, que têm direito a um voto. Reúne-se numa sessão ordinária anual, cuja abertura acontece na penúltima terça-feira de setembro.

  Conselho de segurança:

Formado por 15 membros, cinco dos quais são membros permanentes e com direito à veto, nomeadamente: Estados Unidos de América, Inglaterra, França, China e Rússia. Os outros dez não são permanentes e são eleitos em assembleia-geral por dois anos não renováveis.
    As decisões deste órgão são de carácter obrigatório para todos os membros da ONU.
  

  Secretariado-geral:

Tem funções administrativas . o seu secretário-geral (o mas alto funcionários da ONU) é nomeado pela assembleia-geral.
 Serve muitas vezes de mediador de grandes litígios entre as nações. É posto pelo concelho de segurança e eleito pela maioria dos membros.

  Concelho económico e social:

Constituído por 54 membros, assegura a realização de trabalhos de natureza económica e social e, promove a cooperação cultural.

  Conselho tutelar:

Tem como missão supervisionar a administração dos territórios sob a tutela da ONU.

  Tribunal de justiça internacional:

É o principal órgão judicial da ONU. É constituído por 15 magistrados e julga os litígios internacionais.

Nome.                           Nacionalidade

Trygue lie.                 Noruega(1946-1953)
Dag Hammarskjöld.    Suécia(1953-1961)
Sithu thant.               Birmânia (1961-971)
Kurt waldheim.         Áustria (1971-1981)
Javier perez.                Perú (1981-1991)
Butros Ghali.               Egipto (1991-1996)
Koffi Annan.                Gana (1996-2006)
Ban ki-moon.     Coreia d sul(desde2007)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os movimentos de libertação nacional (MLN)em África, Ásia e América latina

1°)contexto 2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional. 3°)factores que estiveram no desenvolvimento do nacionalismo africano  1°)contexto A resistência à ocupação imperialista foi abalada em finais do século XIX e princípios do século XX.no entanto, novas formas de resistência contra a presença e dominação coloniais começaram a ganhar novos contornos em meados do século XX.A este movimento, iniciado logo depois da segunda guerra mundial, deu-se o nome de descolonização e verificou-se em África, Ásia e América latina. A descolonização iniciou-se na década de 1940, no sudeste asiático (índia, indochina e indonésia). Em África, a descolonização começou por volta da década de 1950 (na África do norte) e, na África negra (África subsaariana), deu-se , sobre tudo , ba década de 1960. 2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional. Várias razões estiveram na origem de emancipação política das colonias europeia...

Períodos da História de Moçambique

Primeiro período (Século II-III) Comunidade Primitiva de Caçadores e Recolectores (Khoi-Khoi e Sans ou Khoisan) ou Comunidade de Bosquimanos e Hotentotes. (Século II-III) Caracteristicas Predomínio Da Técnica Lítica; - Economia Recolectora, Caça E Pesca; - Imediatismo Na Produção E Consumo; - Divisão do trabalho por idade e sexo; - Povo nómado; - Fraco nível de desenvolvimento das forças produtivas - Eram comunidades com o processo produtivo nulo (imediatismo na produção e consumo) - Sem exploração do Homem pelo Homem -Conhecimento das plantas comestíveis e do habitat dos animais. Segundo período (Século III-IV) Expansão e Fixaçao Bantu: Comunidade de Agricultores e Pastores. (Século III-IV) Caracteristicas Introdução da economia produtora; - Sedentarização; - Introdução e desenvolvimento da agro-pecuária ; - Introdução e desenvolvimento da metalurgia de ferro; -Organização das comunidades em linhagens onde o poder dos chefes era mais de ordem moral do que p...

Teorias antigas sobre a origem dos seres vivos

Evolução a biogénese ou teoria da geração espontânea Teoria de origem da vida baseada na geração espontânea, sendo que um ser não vivo transformaria-se em um ser vivo através de um princípio activo. Evolução biogénese Teoria baseada na origem de um ser vivo oriundo de outro ser novo. O homem começou a não aceitar as crenças do passado sem configuração experimental. 1•Teorias fixistas  Aceites em qualquer discussão até meados do século XVIII, defendiam que as diferentes espécies tinham sido criadas por força sobrenatural omnipotente, e se mantinham inalterados ao longo do tempo. 2•hipoteses evolucionistas/transformismo Surgidas no início do século XIX, segundo as quais as espécies actuais são o resultado de lentas e sucessivas transformações sofridas por espécies que existiram no passado, isto é, admitem a existência de antepassados comuns a todos seres vivos e a transformação lenta de espécies ao longo do tempo. 1•1Teoria do catastrofismo  Vista com...