Avançar para o conteúdo principal

As fases da II Guerra Mundial

As fases da segunda guerra mundial 

•primeira fase : A guerra-relâmpago ou as vitórias do eixo (1939-1941)

Hitler começou a sua conquistas da europa com ofensiva sobre a Polónia em setembro de 1939 e, de seguida, colunas de tropas alemãs invadiram a Holanda e a Bélgica em 1940. Posteriormente, invadiram a França.

  No mesmo período, a Itália declarou guerra à França, que já estava praticamente vencida.
Depois da rendição da França, a Alemanha virou-se para a sua grande inimiga: a Inglaterra, submetendo-a a terríveis bombardeamentos aéreos ininterruptos durante longos meses.

  Em 1941, a Alemanha interrompeu a sua suposta amizade com a união soviética, invadindo-a no mês de junho.

  Em dezembro de 1941, o Japão atacou de surpresa a base naval norte-americana localizada no havai, no oceano pacífico: A base de Pearl harbour (porto das pérolas). Isto levou à entrada dos EUA na guerra: contra o Japão, no pacífico, e contra Alemanha, na Europa.

•segunda fase: A generalização do conflito e equilíbrio de forças (1941-1942)


Nesta fase, a guerra vai densevolver-se em grandes movimentos militares e em violentas batalhas na Europa ocidental, América, África do norte, Ásia e na URSS.

  Com os aliados praticamente vencidos, três acontecimentos vieram alargar as dimensões do conflito:
  √A guerra germano-soviética, que obrigou os alemães a dividir as suas forças em duas frentes de combate.
  √A entrada dos EUA ao lado dos aliados, em consequência da invasão japonesa.
  √As conquistas japonesas no pacífico, em resultado dos bombardeamentos contra a frota-americana no Havai (de dezembro de 1941 a maio de 1942)
Após este ataque, o Japão apoderou-se de bases militares e regiões estratégicas nas filipinas, indonésia, Malásia e hong Kong.

  Noutra frente de combate, no norte de África, as divisões da Alemanha do Afrika corps comandada pelo general Rommel, conhecido como a raposa do deserto, desembarcaram no norte de África em agosto de 1942, com o objetivo de impedir o contacto entre a Inglaterra com o seu império colonial.

 • Terceira fase: A contra-ofensiva e vitória dos aliados (1943-1945)


 A partir de 1943, a guerra vai entrar numa fase decisiva para as forças aliadas, levando à contra-ofensiva e, finalmente, à sua vitória.
 Entre os factos mais importantes deste período destacam-se os seguintes:

  √ O abandono de África pelas tropas do Eixo, em maio de 1943.
  √O desembarque americano em Marrocos e Tunísia, em finais de 1942 criando-se um caminho das tropas aliadas para Itália, o que irá levar à queda de Mussolini.
  √A derrota das tropas nazis na frente Russa.
  √Na guerra do pacífico, a derrota dos japoneses pelos americanos.

 Em 06 de junho de 1944 ( dia que ficou na história como dia D, ou dia mas longo), um contingente militar de tropas aliadas desembarcou nas praias francesas da Normandia, tendo libertado Paris, em agosto desse ano.

  No inverno de 1945, deu-se a batalha de Ardenas, na qual os alemães resistiram fortemente à ofensiva aliada, mas sem sucesso.

Finalmente, em março de 1945, foi lançada a ofensiva final contra a Alemanha, que conduziu à derrota de Hitler (que se suicidou a 30 de abril de 1945) e à rendição incondicional da Alemanha.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os movimentos de libertação nacional (MLN)em África, Ásia e América latina

1°)contexto 2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional. 3°)factores que estiveram no desenvolvimento do nacionalismo africano  1°)contexto A resistência à ocupação imperialista foi abalada em finais do século XIX e princípios do século XX.no entanto, novas formas de resistência contra a presença e dominação coloniais começaram a ganhar novos contornos em meados do século XX.A este movimento, iniciado logo depois da segunda guerra mundial, deu-se o nome de descolonização e verificou-se em África, Ásia e América latina. A descolonização iniciou-se na década de 1940, no sudeste asiático (índia, indochina e indonésia). Em África, a descolonização começou por volta da década de 1950 (na África do norte) e, na África negra (África subsaariana), deu-se , sobre tudo , ba década de 1960. 2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional. Várias razões estiveram na origem de emancipação política das colonias europeia...

Períodos da História de Moçambique

Primeiro período (Século II-III) Comunidade Primitiva de Caçadores e Recolectores (Khoi-Khoi e Sans ou Khoisan) ou Comunidade de Bosquimanos e Hotentotes. (Século II-III) Caracteristicas Predomínio Da Técnica Lítica; - Economia Recolectora, Caça E Pesca; - Imediatismo Na Produção E Consumo; - Divisão do trabalho por idade e sexo; - Povo nómado; - Fraco nível de desenvolvimento das forças produtivas - Eram comunidades com o processo produtivo nulo (imediatismo na produção e consumo) - Sem exploração do Homem pelo Homem -Conhecimento das plantas comestíveis e do habitat dos animais. Segundo período (Século III-IV) Expansão e Fixaçao Bantu: Comunidade de Agricultores e Pastores. (Século III-IV) Caracteristicas Introdução da economia produtora; - Sedentarização; - Introdução e desenvolvimento da agro-pecuária ; - Introdução e desenvolvimento da metalurgia de ferro; -Organização das comunidades em linhagens onde o poder dos chefes era mais de ordem moral do que p...

Teorias antigas sobre a origem dos seres vivos

Evolução a biogénese ou teoria da geração espontânea Teoria de origem da vida baseada na geração espontânea, sendo que um ser não vivo transformaria-se em um ser vivo através de um princípio activo. Evolução biogénese Teoria baseada na origem de um ser vivo oriundo de outro ser novo. O homem começou a não aceitar as crenças do passado sem configuração experimental. 1•Teorias fixistas  Aceites em qualquer discussão até meados do século XVIII, defendiam que as diferentes espécies tinham sido criadas por força sobrenatural omnipotente, e se mantinham inalterados ao longo do tempo. 2•hipoteses evolucionistas/transformismo Surgidas no início do século XIX, segundo as quais as espécies actuais são o resultado de lentas e sucessivas transformações sofridas por espécies que existiram no passado, isto é, admitem a existência de antepassados comuns a todos seres vivos e a transformação lenta de espécies ao longo do tempo. 1•1Teoria do catastrofismo  Vista com...