Posição de alguns pensadores:
Tales de Mileto (640-548 a.C.) –. Para ele a água seria o elemento
primordial (a arché) de tudo o que existe. Atribui
Tales a demonstração do primeiro teorema de geometria
(embora o estudo sistemático desta ciência tenha começado na escola de Pitágoras, no séc. VI a.C.).
Anaximandro de Mileto (610-547 a.C.)
gerador de todas as coisas, segundo Anaximandro, seria
apeiron (ilimitado / indeterminado / que não tem limite / infinito). A ordem do mundo é virtude deste princípio. Assim, o original de todos os seres, tanto de seu aparecimento quanto de sua dissolução.
Anaxímenes de Mileto
o elemento gerador de tudo é
rarefação e da condensação, o ar forma tudo o que existe.
“Da mesma maneira que a nossa alma, que é ar, nos
mantém vivos, também o sopro e o ar mantém o mundo inteiro”.
Heráclito de Éfeso
filósofo do devir, da mudança. De acordo com Heráclito, o
logos (razão/inteligência /discurso / pensamento) governa
todas as coisas, e está associado ao
processo cósmico. Tudo está em incessante trans
“panta rei” (tudo flui). As coisas estão, pois, em constante
movimento, nada permanece o mesmo (“não nos banhamos
duas vezes no mesmo rio”). Todavia, não se deve deduzir
dessa afirmação que Heráclito defendeu uma teoria da
mudança contínua desregrada. Ao contrário, ele entendia
que havia uma lógica - o logos
contínua.
Parmênides de Eléia (544-524 a.C.)
ser é uno, imóvel, eterno, imutável
mudança, seria ilusão e simples aparência
assim, engano dos nossos sentidos
é”. Ou seja: o ser imutável, eterno, permanente das coisas,
é o único que existe, enquanto o não
mudança, não existe.
primordial (a arché) de tudo o que existe. Atribui
Tales a demonstração do primeiro teorema de geometria
(embora o estudo sistemático desta ciência tenha começado na escola de Pitágoras, no séc. VI a.C.).
Anaximandro de Mileto (610-547 a.C.)
gerador de todas as coisas, segundo Anaximandro, seria
apeiron (ilimitado / indeterminado / que não tem limite / infinito). A ordem do mundo é virtude deste princípio. Assim, o original de todos os seres, tanto de seu aparecimento quanto de sua dissolução.
Anaxímenes de Mileto
o elemento gerador de tudo é
rarefação e da condensação, o ar forma tudo o que existe.
“Da mesma maneira que a nossa alma, que é ar, nos
mantém vivos, também o sopro e o ar mantém o mundo inteiro”.
Heráclito de Éfeso
filósofo do devir, da mudança. De acordo com Heráclito, o
logos (razão/inteligência /discurso / pensamento) governa
todas as coisas, e está associado ao
processo cósmico. Tudo está em incessante trans
“panta rei” (tudo flui). As coisas estão, pois, em constante
movimento, nada permanece o mesmo (“não nos banhamos
duas vezes no mesmo rio”). Todavia, não se deve deduzir
dessa afirmação que Heráclito defendeu uma teoria da
mudança contínua desregrada. Ao contrário, ele entendia
que havia uma lógica - o logos
contínua.
Parmênides de Eléia (544-524 a.C.)
ser é uno, imóvel, eterno, imutável
mudança, seria ilusão e simples aparência
assim, engano dos nossos sentidos
é”. Ou seja: o ser imutável, eterno, permanente das coisas,
é o único que existe, enquanto o não
mudança, não existe.
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