Avançar para o conteúdo principal

Relações públicas

Conceito de relações públicas

Relações públicas - é uma área que compreende as habilidades técnicas de comunicação visando estabelecer e manter as relações mútuas dos públicos internos e externos da organização.

  A relação pública actua dentro da organização e é visto como ferramenta fundamental na união de relações da organização e dos seus públicos.

Objectivos das relações públicas

As relações públicas traçam vários objectivos nas organizações, podendo ser gerais e específicos e também possui os objectivos  directamente relacionados  com o público interno e externo.
◾promover, criar e manter uma boa imagem institucional;
◾promover uma boa divulgação de informação de interesse da empresa e do público;
◾Manter a relação de confiança entre a organização e os clientes;
◾Ajudar a preservar no público o sistema de livre iniciativa.

Instrumentos das relações públicas
-Palestras;
-jornais;
-mídias;
-internet;
-comunicados;
-avisos;
-folhetos;
-seminários;
-eventos;
-rod show;

Como as relações públicas actuam sobre os públicos

As relações publicas actuam sobre a imagem, criando, mantendo e divulgando uma imagem pública favorável quer diante do seu público interno, assim como externo.

As relações públicas actuam sobre os públicos garantindo um fluxo comunicacional eficaz.

Relações públicas como profissão

Um profissional das relações públicas deve tem:
-uma formação básica fundamental;
-cultura humanista;
-teoria e técnicas das relações públicas;
-meios de comunicação social;
-conhecimento da pessoa humana.

Qualidades pessoais dum profissional das relações públicas
-humanista, íntegro, seguro, social, criativo, organizado, estratégico, concentrado, simpático e sempre com vontade de aprender.

Competências do profissional da R.p.
-bom gestor;
-comunicativo;
-planificar e avaliar;
-preservar a imagem da instituição;
-fazer compreender as pessoas;
-escuta activa;
-gestão de conflitos;
-possuir técnicas da R.P.


Siglas:
R.P- relação pública.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os movimentos de libertação nacional (MLN)em África, Ásia e América latina

1°)contexto 2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional. 3°)factores que estiveram no desenvolvimento do nacionalismo africano  1°)contexto A resistência à ocupação imperialista foi abalada em finais do século XIX e princípios do século XX.no entanto, novas formas de resistência contra a presença e dominação coloniais começaram a ganhar novos contornos em meados do século XX.A este movimento, iniciado logo depois da segunda guerra mundial, deu-se o nome de descolonização e verificou-se em África, Ásia e América latina. A descolonização iniciou-se na década de 1940, no sudeste asiático (índia, indochina e indonésia). Em África, a descolonização começou por volta da década de 1950 (na África do norte) e, na África negra (África subsaariana), deu-se , sobre tudo , ba década de 1960. 2°)Razões que estiveram na origem dos movimentos de libertação nacional. Várias razões estiveram na origem de emancipação política das colonias europeia...

Períodos da História de Moçambique

Primeiro período (Século II-III) Comunidade Primitiva de Caçadores e Recolectores (Khoi-Khoi e Sans ou Khoisan) ou Comunidade de Bosquimanos e Hotentotes. (Século II-III) Caracteristicas Predomínio Da Técnica Lítica; - Economia Recolectora, Caça E Pesca; - Imediatismo Na Produção E Consumo; - Divisão do trabalho por idade e sexo; - Povo nómado; - Fraco nível de desenvolvimento das forças produtivas - Eram comunidades com o processo produtivo nulo (imediatismo na produção e consumo) - Sem exploração do Homem pelo Homem -Conhecimento das plantas comestíveis e do habitat dos animais. Segundo período (Século III-IV) Expansão e Fixaçao Bantu: Comunidade de Agricultores e Pastores. (Século III-IV) Caracteristicas Introdução da economia produtora; - Sedentarização; - Introdução e desenvolvimento da agro-pecuária ; - Introdução e desenvolvimento da metalurgia de ferro; -Organização das comunidades em linhagens onde o poder dos chefes era mais de ordem moral do que p...

Teorias antigas sobre a origem dos seres vivos

Evolução a biogénese ou teoria da geração espontânea Teoria de origem da vida baseada na geração espontânea, sendo que um ser não vivo transformaria-se em um ser vivo através de um princípio activo. Evolução biogénese Teoria baseada na origem de um ser vivo oriundo de outro ser novo. O homem começou a não aceitar as crenças do passado sem configuração experimental. 1•Teorias fixistas  Aceites em qualquer discussão até meados do século XVIII, defendiam que as diferentes espécies tinham sido criadas por força sobrenatural omnipotente, e se mantinham inalterados ao longo do tempo. 2•hipoteses evolucionistas/transformismo Surgidas no início do século XIX, segundo as quais as espécies actuais são o resultado de lentas e sucessivas transformações sofridas por espécies que existiram no passado, isto é, admitem a existência de antepassados comuns a todos seres vivos e a transformação lenta de espécies ao longo do tempo. 1•1Teoria do catastrofismo  Vista com...